segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM - PROF. SERGIO - AULA 1: 14/02/2011(SEGUNDA-FEIRA)

1 – MEDIAÇÃO
1.1- Conflito: para Boulding trata-se de situação de concorrência onde as partes estão conscientes da incompatibilidade, na qual uma delas deseja ocupar uma posição incompatível com os desejos da outra.
- Deste modo, conflito humano é uma situação em que dois indivíduos ou dois grupos de indivíduos com interesses contrapostos entram em confrontación, oposição ou empreendem acções mutuamente neutralizantes das do outro indivíduo ou grupo, com o objectivo de danificar, eliminar à parte rival e conseguir a consecución dos objectivos que motivaram dita confrontación. Inclusive quando a disputa seja de palavra (em tal caso se substituye a eliminação física pela busca de humillación e vergonha do rival). Por sua condição com frequência extrema ou pelo menos confrontacional em relação a objectivos considerados de importância ou inclusive urgência (valores, estatus, poder, recursos escassos, ...) o conflito gera problemas tanto aos directamente envolvidos como a outras pessoas.(Fonte: http://pt.encydia.com/es/Conflito).

1.2 Elementos:
a) Pessoas: seres humanos, sujeitos envolvidos no conflito.
b) O problema: o fim; o que as duas partes querem; o porquê do conflito.
c) O processo: os antecedentes; os fatos anteriores que geraram o problema.

1.3 Origem dos conflitos:
a) Conflitos de valores: envolve aspectos culturais, éticos, morais, religiosos; tem valor subjetivo.
b) Conflitos estruturais: envolve relações sociais, problemas sociais, diferenças entre ricos e pobres, manutenção ou aspiração do poder, etc.
c) Conflitos de relações: relações interpessoais, entre familiares, vizinhos, etc.
d) Conflitos de informações: gerado pela falta de informação, pela informação trocada (o vizinho que sabe mais sobre Direito do Trabalho que o advogado), etc.
e) Conflitos de interesses: não está claro o real motivo para o conflito, qual é o problema; existem interesses que ultrapassam o conflito; idéias sem lógica.

1.4 Primeira idéia de conflito: GUERRA, BRIGA, OPOSIÇÃO, CONTENDA, etc.
1.5 Aspectos fisiológicos do conflito no ser humano (efeitos)
Palpitação, raiva, adrenalina, problemas de saúde emanados do stress vivenciado pelas partes envolvidas em um conflito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário