terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

"83% dos bacharéis em Direito aprovam o Exame de Ordem".

Notícias da Seccional
83% dos bacharéis em Direito aprovam o Exame de Ordem

15/02/2011

Pesquisa de Opinião Pública realizada pela Fundação Getúlio Vargas, responsável pela aplicação das provas do Exame de Ordem, apontou que 83% dos Bacharéis em Direito que participaram da primeira fase do Exame de Ordem 2010.1 aprovam o certame, considerando-o importante ou muito importante para que seja mantido o bom nível dos advogados no Brasil. A grande maioria (82%) também aprova a unificação do concurso para todo o Brasil e quase a metade (45%) avalia como ótimo ou bom o formato atual das provas.

Apenas 26% consideram ruim ou péssimo o formato atual do certame.
Ainda de acordo com a pesquisa, 57% dos entrevistados apontam como causas para o elevado índice de reprovação tanto o fraco desempenho de qualidade das faculdades quanto o próprio despreparo dos alunos.

A pesquisa foi realizada nos dias 5 e 6 de agosto de 2010 e ouviu 1.500 bacharéis de Direito em todos os Estados brasileiros. É importante ressaltar que entre os entrevistados, 80% já tinham se submetido a um ou mais Exame. Trata-se, portanto, de um público composto por pessoas que foram reprovadas em pelo menos um teste.

Para o Presidente da OAB-BA, Saul Quadros, esses números comprovam a importância do Exame de Ordem para a manutenção da confiabilidade da sociedade nos advogados brasileiros. "A exigência é necessária para manter o nível da advocacia, protegendo, assim, o cidadão que precisa de um advogado para defender seus interesses", explica.

No artigo "Exame protege o cidadão que precisa de advogado", o Presidente do Conselho Federal Ophir Cavalcante e o Secretário Geral Marcus Vinicius Furtado defendem o certame. "Se a OAB usasse da mesma lógica mercantil que move as ‘fábricas de diploma’, o ingresso de três milhões de novos advogados em seus quadros quadruplicaria, ou quintuplicaria, a arrecadação por meio das anuidades que lhes são cobradas. Entretanto, não somente estaria contribuindo para o mais escandaloso quadro de estelionato educacional, como negando sua própria origem e compromisso com a grandeza de nossa cultura jurídica. Os 80 anos da entidade são testemunhos da opção preferencial da OAB pela defesa da sociedade brasileira".

A advogada e ex-Juíza do TRE/RS, Lizete Andreis Sebben, também defende o Exame de Ordem em artigo publicado. Para ela, "a Ordem dos Advogados do Brasil, sempre na defesa da cidadania, da sociedade brasileira e, ainda, na constante vigília pela qualidade do exercício profissional, permanece atenta e mobilizando-se adequadamente em face das constantes tentativas de extinção desse importante filtro, inclusive porque ele representa um controle de qualidade na formação dos advogados".

Fonte: Imprensa OAB-BA / http://www.oab-ba.com.br/novo/Template.asp?nivel=000100020002&identidade=94&noticiaid=16152

Nenhum comentário:

Postar um comentário